My Grandfather

This is a message that my aunt shared on Facebook. It was so great that I decided to post here (in Portuguese).

MEU PAI, UM HERÓI
(1919-2010)

Nestor Ribeiro da Silva, my Grandfather, 1919-2010

Nascido em Lençoes Paulista, teve uma infância difícil, sendo o segundo filho de uma numerosa família. Desde muito cedo, se destacou por sua inteligência, apesar da dificuldade que enfrentou para estudar vivendo e trabalhando num sitio do interior onde se cultivava café. Aos 20 anos conheceu um dentista que se propôs a ensinar-lhe a profissão (naquela época não existiam universidades de odontogia) e tornou-se dentista prático. Tinha um talento nato para a profissão e tornou-se cirurgião dentista, chegando a atuar, muitos anos mais tarde, junto com médicos em cirurgias. Era brilhante, com uma personalidade marcante, deixou muito para todos nós que tivemos o privilégio de conviver com ele.

Aos 25 anos, devido a guerra, foi convocado para o exército, estávamos em plena Segunda Guerra Mundial. E junto a um contingente brasileiro da FEB, foi treinado e com o posto de radio-telegrafista seguiu para a Itália com os Aliados. Não temia nada, participava das mais perigosas missões, fez grandes amigos, alguns dos quais perdeu em batalhas. Foi ferido em Monte Castelo, recebeu medalhas por seus feitos.

Ao fim da guerra voltou a São Paulo, aonde constituiu uma família e voltou a exercer a profissão de dentista, tornando-se conhecido na Mooca, bairro onde atuava. Teve três filhos, dos quais muito se orgulhava. Foi um exemplo de fé e de integridade para todos que tiveram a oportunidade de conhecer-lo. Vivendo em São Paulo viajava ao sul do país em missões, evangelizando a muitos.

Anos mais tarde perdeu sua primeira esposa, e para ele foi como se tudo houvera acabado ali, quando a viu partir em seus braços. Muitos amigos o apoiaram, e com o tempo a ferida foi cicatrizando e seguiu com as missões. Um tempo depois conheceu sua segunda esposa, com quem teve quatro filhos e alguns anos mais tarde foram viver em Santa Catarina aonde resolveu aposentar-se. Aos 70 anos, começou a sofrer os primeiros sintomas do Mal de Alzheimer, enfermidade que gradativamente o levou de nosso meio, mas não de nossas mentes e coração, onde seus conselhos, seu exemplo de coragem e integridade sempre estarão. Não poderia deixar de escrever essa mensagem em homenagem a esse grande homem: Nestor Ribeiro da Silva.

-Deyse Ribeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave A Comment

Latest Tweets